Grupo Jorge Zanatta cresce quase 40%

02 de Outubro, 2018

A morosa retomada macroeconômica do país não é suficiente para frear o crescimento do Grupo Jorge Zanatta. Composto pela fabricante de embalagens flexíveis, Canguru, e pela Imbralit, fabricante de telhas de fibrocimento e caixas d'água plásticas, o grupo empresarial apresenta resultados sólidos no primeiro semestre do ano, consequência de estratégias de venda diferenciadas, oportunidades logísticas e investimentos em inovação.

O faturamento de R$ 146 milhões nos seis primeiros meses deste ano representa 38% a mais do que foi acumulado no primeiro semestre de 2017. Já o Ebitda apresentou crescimento de 23% em relação ao segundo semestre de 2017. “Os resultados poderiam ter sido melhores e foram afetados negativamente pela greve dos caminhoneiros, que contribuiu com uma perda não recuperável de aproximadamente R$ 8 milhões em receitas no semestre”, afirma Leandro Buciani, Chief Restructuring Officer (CRO) do Grupo Jorge Zanatta.

Há dois anos no cargo, Buciani é o gestor indicado pela Corporate Consulting no processo de reestruturação do tradicional grupo, que neste ano completou 48 anos. “Após dois anos de gestão renovada as empresas partem para disputar as lideranças dos mercados que atuam”, diz Luis Alberto Paiva, presidente da consultoria, responsável por assessorar o grupo durante este processo de reestruturação.

As empresas

Em julho, a Imbralit fechou com recorde de faturamento. Desde janeiro deste ano, a empresa, posicionada entre os cinco principais produtores de fibrocimento no Brasil, tem investido na diversificação logistica para conquistar novos mercados.

A ação aumentou em quatro vezes as entregas para mercados em que a empresa não atuava anteriormente, gerando uma economia significativa nos custos de fretes e um indice menor de avarias. Já a Canguru fechou importantes contratos e projeta crescimento de 50% nas vendas do semestre.

O primeiro semestre foi marcado pela conquista da certificação internacional BRC/IOP, da associação britânica British Retail Consortium, que eleva o padrão de qualidade, segurança e operação na sua linha de produção, assim como o investimento em uma nova máquina de acabamento de embalagens que oferecerá performance individual até 100% superior qo maquinário já existente. Outra importante conquista foi o reconhecimento por parte de uma multinacional fabricante de produtos de higiene e beleza que concedeu à empresa o prêmio de melhor fornecedor de embalagens flexíveis da América Latina.

A partir de outubro, o Grupo Jorge Zanatta iniciará uma nova e importante fase de seu planejamento estratégico, dedicada a desmobilização de ativos não aperacionais. Espera-se que até R$ 100 milhões sejam levantados e servirão para reduzir os níveis de endividamento, novos investimentos e incremento de capital de giro das empresas.

Fonte: A Tribuna, 02/10/2018